Privilegiar a cultura de uma sociedade confere à mesma identidade e possibilidade de integração das partes envolvidas. Portanto, o Centro Cultural vem sendo pensado como um espaço privilegiado da troca de experiências, visando melhor integrar o indivíduo com o mundo que o cerca.

Um Centro Cultural pressupõe a apreensão e tradução do complexo dos padrões comportamentais, crenças, instituições, valores espirituais e materiais característicos de uma sociedade. Traduzindo, pressupõe a existência de um espaço onde pessoas da mesma sociedade possam discutir e trocar idéias sobre todos os seus valores, suas dúvidas, seus interesses.
Mas como e por quê vinculá-lo à existência de uma escola?

Primeiramente, como um estímulo para se pensar a cultura de nossa sociedade, o que significa dizer que faz parte do crescimento intelectual do indivíduo pensar e elaborar um significado para o lugar que ocupa no mundo. Esta compreensão capacita o homem a deliberar sobre o seu destino e, com isso, sobre a organização de sua sociedade.

Em segundo lugar, o Centro Cultural tem como alvo chamar a atenção da comunidade que o cerca para a importância de atividades extracurriculares na formação do indivíduo. Queremos fazer da diversidade de opiniões e da troca de experiências a matéria-prima básica para a formação intelectual de nossos alunos.

Acreditamos ser a implantação de um Centro Cultural um desafio, pois para que seja efetivado com sucesso, deve-se desenvolver uma linha de programação voltada para a animação de diferentes atividades, contemplando as demandas do corpo docente e discente da escola.

Os alunos são as células vivas dessa comunidade e reconhecer suas necessidades constitui um de nossos objetivos. Olhar para os alunos, rodar através deles a engrenagem da cultura de nosso país, criar um dinamismo próprio. Dos alunos atingimos seus pais, seus familiares, amigos e por aí vai.

Passado bom tempo desde o início de seu funcionamento, o CCCRJ apresentou nesse período uma gama variada de atividades - ciclos de palestras, exibições de vídeos, cantos líricos, peças teatrais, exposições e cursos diversos, lançamentos de livros etc.

Sempre abertos a sugestões, esperamos contar com a participação e a colaboração daqueles que, para nós, constituem nossa razão de ser: alunos e comunidade.

Clique aqui para ter acesso à nossa programação!