Início de uma tarde qualquer na Educação Infantil do Colégio Rio de Janeiro: as crianças vão chegando aos poucos, sendo recebidas pelas professoras e auxiliares que as aguardam, sempre com uma palavra afetuosa e um sorriso carinhoso.

Ao longo do dia, é comum presenciarmos, por exemplo, o Jardim I se encaminhando para a Natação, o Jardim III se dirigindo à aula de Música. Daí a pouco, o cenário muda e é a vez de uma turminha se dirigir à sala de aula enquanto outras passam a caminho do Pátio de Areia, do laboratório de Informática ou da Biblioteca.

Assim, as crianças vão tendo a oportunidade de se relacionar com os diferentes educadores e espaços oferecidos pela escola, numa dinâmica que favorece o seu desenvolvimento pleno, ou seja, o desenvolvimento corporal, a fala, a leitura e a escrita, os relacionamentos etc, desvelando num processo de muita beleza, descobertas e aprendizagem.

As crianças que freqüentam a Educação Infantil do Colégio Rio de Janeiro dificilmente apresentam problemas de adaptação, pois apesar da rotina bem variada, as turmas não são grandes e há uma boa distribuição do uso do tempo e do espaço, favorecendo os aspectos da socialização.

Ao longo desse processo, as reações, opiniões, facilidades e eventuais dificuldades manifestas pelas crianças são observadas e registradas pelas professoras que informam, através dos relatórios de desenvolvimento dos alunos, todo esse percurso aos pais.

O currículo da Educação Infantil se define por atividades integradoras que abordam diversos temas da área de Linguagem, Matemática, Ciências etc e a metodologia predominante é a que estimula a criança a pensar e manifestar suas opiniões e seus saberes, valorizando a participação, a colaboração e a convivência prazerosa com os colegas, a escola e com os conhecimentos.

A partir do Jardim I e até o 5° ano do Ensino Fundamental, o Colégio Rio de Janeiro oferece o Período Integral, horário extra opcional onde os alunos recebem diariamente orientação especializada para a realização das tarefas escolares (quando for o caso) e participam de atividades complementares, tais como visitas quinzenais (EI) ao Campus Ecológico do Joá, natação, canto-coral e o estudo de Inglês (vivencial) em regime de semi-imersão.

O atendimento aos pais é feito pela Coordenadora de Ensino e/ou pela Orientadora Educacional, sempre que alguma situação assim o exigir, e às sextas-feiras, uma vez por mês, nos dias de "Escola Aberta", os pais podem levar os filhos até a sala de aula, sendo lá recebidos pelas professoras.

Trimestralmente são propostas reuniões com pais e responsáveis para a entrega dos relatórios de desenvolvimento, para conversar sobre os projetos realizados e mesmo compartilhar novos saberes em presença de algum palestrante convidado. É comum, ainda, comemorações de algumas datas que aqui são muito valorizadas, tais como: o Dia da Família, a Festa Junina, a Feirint - Feira Integrativa que é uma mostra de trabalhos de alunos, e outras.

Você pode ver trabalhos realizadose a realizar para este segmento no Fatos e no Eventos, na página principal.