Como "reta final" da Educação Básica, o Ensino Médio brasileiro concentra uma grande quantidade de conteúdos que também se tornam mais complexos e variados, sobretudo pelo desdobramento das "Ciências" em Química, Física e Biologia e introdução da Filosofia ou Sociologia, conforme recomenda a lei para a Educação em vigor desde 1999.

No caso do Ensino Médio do Colégio Rio de Janeiro, a opção por Filosofia tem por objetivo contribuir para a formação de jovens com plasticidade de pensamento, abertura para a compreensão de pontos de vista diferentes sobre um mesmo tema e compreensão quanto à importância de construir argumentos ponderáveis que fundamentem adequadamente seus posicionamentos.

Quanto às outras disciplinas, nosso esforço tem sido o de quebrar algumas barreiras que fazem com que os jovens muitas vezes criem bloqueios ou resistam diante de algumas matérias por considerá-las distantes dos seus interesses futuros. Assim, estimulamos os alunos a enfrentarem os desafios de cada área, oferecendo as oportunidades para que, sem bloqueios ou preconceitos, aprendam a gostar daquilo que lhes era pouco conhecido.

Pensando nessas características, o Colégio Rio de Janeiro vem desenvolvendo seu trabalho no Ensino Médio da seguinte forma:

  • estimulando e apoiando os professores para que produzam projetos didáticos diferenciados, enriquecidos com saídas a campo ou com viagens culturais;
  • criando projetos complementares que possibilitem uma reflexão sobre a escolha da carreira e possibilidades de profissionalização, tais como o Projeto Empresa Júnior, o Clube de Vídeo, o Programa "Quem Lê Jornal Sabe Mais" e "Repórter do Futuro", a parceria com a PUC no PIUES - Programa de Integração Universidade/Escola módulo: Introdução à Engenharia e outros;
  • discutindo e aprimorando o Sistema de Avaliação e Recuperação Escolar, no qual se discute a situação de cada aluno (Conselhos de Classe) antes do encerramento de cada período letivo, para que as Classes de Apoio (aulas extras) sejam oferecidas em caráter preventivo;
  • garantindo um acompanhamento intensivo aos alunos e seus familiares, através de uma equipe de Coordenação de Ensino e Orientação Educacional, incluindo uma Psicopedagoga para o acompanhamento àqueles identificados com problemas no rendimento escolar gerados por fatores intra ou extra-escolares inscritos no Sistema de Melhoria de Aproveitamento (SMAp).
Além disso, em todos os segmentos procuramos, via correio eletrônico, garantir a comunicação com as famílias, principalmente aquelas em que os alunos "esquecem" muitas vezes de avisar sobre uma reunião na escola, a entrega de um boletim ou outras comunicações institucionais de praxe. Afinal, educar esses jovens é uma tarefa que, pela sua importância, merece um esforço de aproximação e ações efetivas conjuntas.

V.E.R.A. - Vestibular: Exercícios de Revisão e Aprofundamento

Especialmente direcionado à 3ª série do EM, o VERA, através de uma equipe de profissionais com larga experiência em preparação de candidatos às universidades, dá suporte à revisão de conteúdos exigidos pelos diversos concursos.

Realizadas à tarde, de segunda a 6ª feira, as aulas representam, em seu conjunto, um verdadeiro curso pré-vestibular destinado exclusivamente a nossos alunos, visando não só ao aperfeiçoamento, mas também ao preenchimento de eventual defasagem de conteúdo.

É rotineira a prática de VESTIBULARES SIMULADOS, atendendo ao estilo próprio de cada universidade.

Você pode ver trabalhos realizadose a realizar para este segmento no Fatos e no Eventos, na página principal.