O Colégio Rio de Janeiro foi fundado em 1934, em Ipanema, pelo Professor Joaquim Caetano Pinto, que exerceu a Direção do Colégio até 1945. Homem de grande erudição, teve diversos trabalhos publicados nas áreas das letras, religião e história. Com o retorno do prof. Pinto a Portugal, a direção da instituição passou às mãos dos professores José Pereira Crespo e Mário Alves que, juntos, lançaram as bases da filosofia educacional do CRJ.

Sempre com a competência e espírito empreendedor, em 1950 inovaram com o Serviço de Orientação Educacional. Em 1966 foi a vez dos Orientadores Pedagógicos e, em 1967, o Serviço de Orientação Pedagógica.

E as medidas inovadoras não pararam por aí. O CRJ foi o precursor de diversas iniciativas no campo educacional, dentre elas as Atividades de Recuperação, a Avaliação Global e o acesso direto ao ginásio dos alunos com bom aproveitamento no primário.

Ainda hoje o ideal de constante crescimento permanece. O CRJ não parou de investir no aprimoramento de seu trabalho. Atualmente, além da sede, na Gávea, o Colégio desenvolve atividades no Campus Ecológico do Joá e está implantando o Centro Cultural Colégio Rio de Janeiro. Este conjunto de iniciativas e diretrizes assegura a plena realização da proposta de educação do Colégio Rio de Janeiro.

SÍMBOLOS FOTOS