A partir do 6° ano do Ensino Fundamental, o Colégio Rio de Janeiro oferece também, para os alunos que porventura não tenham obtido rendimento acadêmico satisfatório, por diversos motivos, culminando na reprovação na série, o Sistema de Melhoria de Aproveitamento (SMAp). Este sistema permite que o aluno curse as disciplinas da série seguinte concomitantemente com as disciplinas em que foi reprovado. Podem se candidatar ao SMAp os alunos que não conseguirem obter aprovação em até 2 (duas) disciplinas.

A proposta desse sistema é muito coerente com o processo ensino-aprendizagem ao considerar as diferenças entre as pessoas, permitindo a recuperação de uma "falha" sem maiores prejuízos. E essa coerência se consolida ao considerarmos que o baixo rendimento acadêmico de um aluno pode ser influenciado (ou mesmo ter sua origem!) em componentes externos, ou seja, psicológicos, de desorganização da vida pessoal, entre outros.

Assim, o SMAp tem uma visão mais completa e uma atuação sobre o aluno mais efetiva.

Quanto à parte puramente acadêmica, o SMAp prevê a oferta de uma carga horária concentrada de aulas, com grupos reduzidos de alunos, o que permite otimizar o tempo e a qualidade do atendimento prestado pelos professores.

A freqüência mínima exigida é de 75% do total das aulas dadas e são realizadas 3 (três) conjuntos de avaliações, correspondentes aos 3 períodos letivos, em horário complementar ao período em que o aluno estiver matriculado no curso regular.

Com relação aos diversos fatores extra-acadêmicos, todos os alunos inscritos no SMAp têm pelo menos um tempo semanal de orientação de estudos e um completo acompanhamento escolar realizado por uma Psicopedagoga. Nessas sessões de orientação de estudos, se busca o aprimoramento das práticas de estudo individual e coletivo, a supervisão das tarefas de casa e o apoio à organização pessoal (uso de agenda, organização do material didático, anotações de aula etc).

Esse conjunto de procedimentos busca contribuir para a melhoria do desempenho do aluno como um todo, recuperando seu desempenho e auto-estima, melhorando também a relação do aluno com os colegas, a escola e os conhecimentos.